Livro - A Lista de Brett

by - 19.2.17

Um certo dia de 2015 estava eu olhando o site da livraria Saraiva, que estava com vários livros em promoção, quando me deparei com este livro e me encantei pela capa, toda verdinha fosca com os detalhes em verniz. Li a sinopse e me encantei mais ainda, pois coincidia muito com o momento em que eu estava vivendo naquela época (a perda recente da minha mãe, que era minha melhor amiga).


Comprei, e acabei deixando o livro na fila de leitura, pois eu ainda tinha vários outros livros para ler antes deste. E confesso que acabei passando outros livros na frente e o "livro da Brett" foi ficando e caiu no esquecimento... Mas neste ano decidi zerar a minha fila de leitura e finalmente chegou a vez dele!

Ahhhh que livro lindo! Que história maravilhosa, uma grande lição de vida! Um livro leve, como a vida deve ser :)

Segue um resuminho:
Brett é uma moça que tem uma boa condição financeira, um bom emprego e um loft maravilhoso. Porém, com a morte da sua mãe, ela se vê sem herança, sem emprego e, como condição para receber sua parte da herança, ela terá 1 ano para cumprir uma exigência de sua mãe, que consiste em realizar uma lista de sonhos que ela mesma, Brett, escreveu quando tinha 14 anos. O problema é que muitos dos sonhos ali descritos parecem impossíveis de serem realizados ou não são mais do interesse dela. 

Eu adorei a história do livro, a narrativa é maravilhosa e a Brett é uma personagem incrível. No comecinho do livro eu só chorei, porque me identifiquei muito com a dor que ela estava sentindo pela perda da mãe, então eu sofria junto com ela.




Por alguns momentos, a Brett se mostra uma pessoa um tanto fútil, mas depois percebemos que é insegura e infeliz. Uma moça que está estagnada numa zona de conforto. Ela tem um noivo que não quer ter filhos, não quer cachorros, um homem que dá muita importância para status social e tudo mais, e ela meio que se anulou para se encaixar no mundo dele, para se tornar adequada para ele. Também não é feliz no trabalho, trabalhava na empresa da mãe, mas não se sentia realizada profissionalmente.

E ela nunca se deu conta disso, mas a mãe dela sim! As mães são como anjos nas nossas vidas mesmo <3

E assim Brett vai, com muita relutância, cumprindo os sonhos da sua lista e, consequentemente, vai mudando, se tornando uma pessoa melhor, vai amadurecendo. Mesmo com seus medos interiores - em alguns momentos ela se pergunta se vai conseguir - segue em frente. Me sinto tão orgulhosa dela :)



Brett é uma protagonista marcante. Me identifiquei totalmente com os temores dela em relação ao futuro, ela se faz perguntas que eu também me faço. É como se fosse uma amiga que eu chorei junto, sofri junto, torci pelo seu sucesso, me orgulhei  com suas conquistas. Fiquei realmente muito feliz por ela!

Enfim, é um livro mágico e já se tornou um dos meus preferidos. 

Só acho que o final ficou um pouco 'resumido' demais, alguns desfechos não ficaram totalmente claros e eu gostaria de ter conhecido os detalhes.

Quem aí já leu este livro? Me contem o que acharam.









You May Also Like

0 .